MEXA-SE PELA SUA SAÚDE
Porque devemos e até precisamos de fazer exercício físico?
Quais os benefícios e porque é uma indicação frequente dos profissionais de saúde?
No meu caso, posso ou devo praticar actividade física? De que tipo e como?
Se já se deparou com algumas destas perguntas, então este artigo é para si.

Actividade física é definida como qualquer movimento que faça músculos trabalharem e exija que o corpo gaste energia que se traduz na queima de calorias.
Desde que nascemos que o nosso corpo se movimenta. Mesmo quando estamos parados, o nosso centro de gravidade vagueia entre a nossa base de suporte (constituída pelos nossos pés). Isso faz com que, mesmo quando estamos quase imóveis, o nosso corpo não para.
Essa actividade requer uma constante sinergia e acção de vários sistemas corporais que, quando funcionam, nos permitem realizar as nossas tarefas, obter as nossas experiências e ter as nossas conquistas.
Como em qualquer tarefa, o treino resulta num melhor desempenho. Que é o mesmo que dizer, quanto mais e melhor eu realizar essa tarefa, melhor a vou fazer e mais benefícios vou recolher dessa prática.
E quais são então esses benefícios? Vamos ver.
Benefícios da prática regular de Actividade Física
Existem vários tipos de atividade física. Da caminhada à corrida, passando pela natação, dança, trabalho com pesos, ou outras actividades lúdicas. A escolha é diversificada e abrangente, requerendo, apenas, que lhe dediquemos algum tempo para eleger a actividade certa, de forma a manter a devida consistência e persistência.
Ser ativo permite-nos ser capazes e funcionais, contribuindo para bons níveis de performance física e mental, que se refletem positivamente na esfera pessoal, familiar e profissional.
De seguida apresento alguns dos benefícios de sermos, ou de nos tornarmos activos.
Melhora o Humor
O exercício melhora o humor e diminui os sintomas de patologias como a depressão, ansiedade e stress.
A atividade física contribui igualmente para nos sentirmos melhor com a nossa aparência, aumentando a nossa confiança e autoestima.
Ajuda na perda de peso
A inatividade é um fator importante no aumento de peso e obesidade. Tal como qualquer outra máquina, quando não nos mexemos, não gastamos combustível. No nosso caso, como continuamos a consumir combustível, ele acaba por ser acumulado na forma de gordura.
Além da componente estética, isso representa um importante factor de risco para várias doenças ou patologias.
Assim, o efeito do exercício na redução de peso é essencial (relação entre exercício e gasto energético).
Contribui para a vitalidade do sistema muscular e osteoarticular
O exercício desempenha um papel vital na construção e manutenção de músculos e ossos mais fortes (é, por exemplo, uma das primeiras ferramentas contra a osteoporose).
Atividades com peso estimulam a construção muscular. À medida que envelhecemos, perdemos massa e função muscular, o que pode levar a um risco aumentado de lesões. Praticar atividade física regular é essencial para reduzir a perda muscular e manter os níveis de força à medida que se envelhece.
Aumenta os níveis de energia
O exercício pode ser um verdadeiro impulsionador de energia para muitas pessoas, incluindo aquelas com várias condições médicas.
O exercício aeróbico estimula o sistema cardiovascular e melhora a saúde pulmonar, o que pode ajudar significativamente nos níveis de energia e actividade.
A prática de actividade físi