TUDO SOBRE O OMBRO DOLOROSO


O OMBRO DOLOROSO
O ombro doloroso pode ser caracterizado como um conjunto de patologias que causam restrições dolorosas por parte dos tecidos moles existentes na articulação do ombro. É uma das principais causas de incapacidade funcional e psicológica o que afeta diretamente o quotidiano da pessoa. Quanto à causa a dor no ombro apresenta duas variações: traumática ou não traumática.
Embora pouco fundamentada, a etiologia (origem/causa) da dor no ombro pode ser um de três tipos:
ombro rígido que se define por uma perda significativa e igual de movimento ativo e passivo; As possíveis causas de um ombro rígido são fraturas, tecidos rígidos (musculares, cápsula, tendões), cirurgias ou medo de mover. Dentro deste tipo podemos assumir os ombros congelados e a osteoartrose sendo das lesões mais comuns neste tipo;
ombro “solto”; que poderá ocorrer devido a uma instabilidade estrutural causada por uma luxação ou alguma alteração congénita a nível ósseo ou articular;
ombro fraco, que se caracteriza por uma sensação de dor ou fraqueza na realização de um movimento ativo. As tendinopatias, roturas musculares/tendinosas, degeneração tendinosa e calcificações, são os tipos de lesão mais comuns quando falamos de um ombro fraco. A lesão mais comum será, sem dúvida, a rotura do tendão supraespinhoso, na zona anterior do úmero.
Os Sintomas
Os sintomas mais usuais são dor em movimentos acima da cabeça (overhead), seja na flexão (elevação anterior) ou na abdução (elevação lateral). Um “click” no decorrer do movimento também pode ser sentido ou ouvido na zona lateral ou superior do ombro. No entanto, também a dor ou fraqueza no movimento ativo e/ou passivo, dor em repouso ou só em atividade poderão ser diferenciadores no diagnóstico da lesão.
O que poderá contribuir para as lesões e dor no ombro são:
ações ou gestos desportivos ou profissionais;
tabagismo;
consumo de álcool;
obesidade;
doenças metabólicas.
Outros co-fatores