PERFORMANCE PARA TODOS
Updated: Oct 2, 2021

A Performance é para todos. Saiba porquê.
Acreditamos que as lesões se constroem bem antes dos sintomas surgirem, ou de o trauma acontecer (como por exemplo uma rotura). Os padrões motores vão-se alterando fruto de várias compensações (postura, extensibilidade tecidular), adaptando as várias estruturas corporais (músculos, tendões, ligamentos), os mecanismos metabólicos (como os sistemas energéticos) e a função das estruturas mais funcionais, como o sistema vascular e nervoso.
Performance?! – isso é para os mais novos!
Performance?! – isso é para os atletas! Nunca fiz desporto na vida!
Pois na FISIOINTEGRAL defendemos que a Performance é, realmente, para todos. Combatemos diariamente a ideologia que apenas os atletas ou desportistas beneficiam de treino específico para potenciar as suas actividades.
Mas então o que será isto da Performance? PERFORMANCE – deriva da sua terminologia inglesa e significa tão somente DESEMPENHO. Agora já é mais fácil perceber que qualquer pessoa pode e deve melhorar o seu desempenho. Pois quando o desempenho é melhor, realiza as suas tarefas de forma melhor e mais segura e, por isso, os atletas melhoram a sua performance, ou desempenho. Pelas mesmas razões todas as pessoas que utilizam o seu corpo diariamente, devem melhorar a sua performance para o utilizarem de forma mais capaz e segura.
Tirar um bebé de dentro de um carro e colocá-la no carrinho envolve um movimento bem exigente para a coluna lombar (muitas vezes lesivo, se pensarmos numa mãe com as normais fragilidades de um pós-parto), semelhante ao jogador de rugby ao placar um adversário ou passar uma bola desde o chão, ou a um repositor de armazém que levanta uma caixa e coloca na prateleira, ou um praticante de judo numa projecção. Salvaguardando as devidas especificidades, a necessidade de termos uma boa performance das estruturas que protegem a coluna vertebral e promovem o seu correcto desempenho. E podemos extrapolar estes exemplos para muitas outras situações.
Na FISIOINTEGRAL protegemos os nossos utentes ao melhorar a sua performance (ou desempenho, recorde-se) após a resolução dos seus sintomas ou regeneração das estruturas danificadas. É um trabalho de consolidação e prevenção que evita a recidiva e melhora o desempenho, sendo algo de que não abdicamos.
A aprendizagem e benefício alastram-se para lá dos elementos do desporto, sendo fundamental para toda uma população abrangente, como:
· Idosos
· Crianças
· Indivíduos com patologias do foro CardioVasculares e CardioRespiratórias
· Indivíduos com Hipertensão arterial
· Alterações degenerativas
· Doenças autoimunes
A evidência científica desdobra-se em artigos que atestam e aconselham a prática de actividade física, salientando a melhoria da performance como meio terapêutico sobre estas patologias ou desordens.
A título de exemplo, segundo os dados obtidos pela Revista Portuguesa de Cardiologia (Ruivo, J. e Alcântara, A., 2012), a prática de exercício físico juntamente com uma alimentação saudável, potenciam a prevenir e tratar a hipertensão arterial. Exercícios aeróbicos, prescritos com uma intensidade moderada e com frequência de 3x/semana, são descritos como uma boa alternativa para melhorar a capacidade do fluxo sanguíneo, desenvolvimento da musculatura, consumo de oxigénio e funcionamento cardiovascular.
Com o envelhecimento, acresce a probabilidade de quedas devido ao défic