Os 3 mitos da Osteoporose

Sabe mesmo o que é a Osteoporose?


Todos sabemos que a osteoporose é a "falta de cálcio" num osso ou numa região óssea.

Porém, o que nunca nos perguntamos é o que caus essa alteração. Ou seja qual a causa?


Mito 1 - A osteoporose acontece por falta de cálcio no organismo.

Nem sempre, nem nunca e a dose faz o veneno.

Apesar de poder existir falta de cálcio no organismo, não quer com isso dizer que a osteoporose se resolva com a toma desse mineral. Até porque muitas pessoas tomas cálcio durante meses, ou até anos, e a osteoporose mantém-se. Por exemplo, a falta de Vitamina D, muito comum hoje em dia, dificulta o metabolismo de cálcio.

Aqui devemos perceber que o factor principal é uma alteração do metabolismo do cálcio e da sua fixação naquela região específica.

Neste campo, importa perceber qual(is) os factores metabólicos ou bioquímicos causadores dessas alterações. Por exemplo a sua dieta, com consumo de alimentos mais inflamatórios, a saúde do seu intestino (flora intestinal), a toma de alguns medicamentos, entre outros. Estabelecer um plano alimentar específico para a sua condição na osteoporose, requer a acção de um profissional com experiência na saúde integral, habituado a trabalhar com a doença.

Mito 2 - não posso fazer exercício físico, ou só posso fazer exercício leve

Aqui é um redondo FALSO. A esmagadora maioria das evidências mostram que á actividade física, principalmente a que inclui exercícios de força, aumenta o metabolismo, melhora a fixação de cálcio, reduzindo a osteoporose. Um bom plano de Exercício também melhora a mobilidade ea função, aumentando a protecção da região osteoporótica e reduzindo o risco de queda, além os efeitos positivos que tem sobre a mente.

Poderá começar com caminhada e evoluir ou acompanhar com alguns exercícios simples e globais de força, como o agachamento, as flexões de braços, a ponte glútea.

Contudo, deve considerar o seu corpo como um todo, como um sistema que funciona em sinergia com todas as regiões e não só na região afectada. Deve ter em conta que o exercício mal feito, que não esteja indicado para a sua condição, pode levar ao surgimento de outros problemas. Cada pessoa tem a sua constituição própria e as suas condições individuais que requerem um plano de exercício personalizado e adaptado às suas necessidades. Esta é a melhor forma de tirar partido da actividade física e, neste caso particular, melhorar a sua osteoporose. O acompanhamento de um profissional da actividade física, com conhecimento e experiência na área da saúde, pode fazer muita diferença no sucesso da sua recuperação.

Mito 3 - a osteoporose é genética e não tem cura

Outro redondo FALSO.

A genética é como uma semente que coloca na terra, ela tem uma missão natural, mas só cresce se lhe der as condições certas (boa terra, água, sol). Ou seja, embora tenhamos alguma tendência genética para determinadas condições, como a osteoporose, ela só se manifesta se lhe dermos as condições certas. Algumas delas mencionadas acima. Logo, o que temos de fazer após perceber as suas tendências genéticas (e este é o termo que deve usar) é trabalhar sobre o seu estilo de vida para combater essa tendência. E as investigações mostram que, se trabalhar sobre a sua fisiologia, a sua genética adapta-se a ela. Assim, pode escolher se quer uma árvore no seu quintal, ou se quer ervas daninhas.


Deixamos-lhe um vídeo onde pode perceber melhor este tema: ver vídeo

Quanto à cura, não tem, porque a osteoporose não se trata de uma doença, mas sim de uma condição. Condição essa que pode ser melhorada, ao ponto de reverter totalmente. Se entender isto como cura, então sim, tem cura.

O segredo está em modificar a sua interpretação e expectativa sobre a osteoporose. Encare a osteoporose como ela realmente é, uma alteração fisiológica que se manifesta com a diminuição da densidade óssea em numa ou mais regiões. Essa alteração depende do bom funcionamento de vários sistemas e melhora com tratamento objectivo e específico, dirigido à sua condição e melhoria dos hábitos de vida.

É assim que entendemos todas as patologias e doenças que chegam até nós e foi assim que desenvolvemos um Programa Integrado de Tratamento da Osteoporose. Este Programa entende e aborda a osteoporose de uma forma global, agindo sobre os diferentes sistemas que contribuem para a sua resolução: nutrição, exercício clínico, fisioterapia avançada, hábitos e comportamentos. Trata a pessoa, melhorando a condição.


Ajudamos pessoas com um tratamento diferenciador sob uma visão global e integrativa, dirigida à causa do seu problema.


Para uma melhor avaliação agende a sua consulta:

📱 +351 939131109

📍 Rua do Conselheiro Veloso da Cruz 633, 4400-095 Vila Nova de Gaia


Saiba mais em https://www.fisiointegral.pt/


70 views0 comments

Recent Posts

See All