Menopausa e Pavimento pélvico


A menopausa é a última etapa da vida sexual e reprodutiva da mulher. Quando chega, a mulher entra num carrossel de mudanças, hormonas, sintomas e emoções que influenciam profundamente a sua saúde. Conhecer bem estas alterações no seu corpo e entendê-las é fundamental para viver a menopausa com o maior bem-estar possível.


Sabe o que a menopausa provoca no seu corpo?

A menopausa e o pavimento pélvico com o avançar da idade, a produção de estrogénio (a principal hormona que regula a função reprodutiva feminina) tende a diminuir progressivamente, favorecendo o aparecimento de alterações ao nível do pavimento pélvico. É frequente a mulher deparar-se com problemas de saúde pélvica, como a incontinência urinária, prolapsos dos órgãos ou irregularidades na sexualidade, que afetam gravemente a sua qualidade de vida.

Estes problemas estão relacionados com vários fatores, entre eles:

- A perda de massa muscular afeta a musculatura do pavimento pélvico e períneo, diminuindo o seu tónus e afetando progressivamente a sua função na manutenção da continência e da saúde sexual.

- A diminuição da produção de colagénio afeta a tensão dos tecidos conjuntivos e musculares que mantêm a bexiga, o útero e o intestino nos seus devidos lugares, impedindo-os de ceder à força da gravidade.