top of page

Fisioterapia no desenvolvimento do bebé

Updated: Jun 25, 2021


Os primeiros meses e anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento das crianças a longo prazo. É através do brincar, do movimento, da exploração, dos estímulos e das experiências que são proporcionadas que as crianças adquirem competências, desenvolvem e aprendem sobre o mundo que as rodeia. É também esta aprendizagem que as torna membros ativos e participantes das tarefas do dia-a-dia, com maior autonomia e independência enquanto crescem. Este desenvolvimento das capacidades motoras influencia o desenvolvimento da criança a todos os níveis, incluindo a nível cognitivo, percetivo e psicossocial.

Uma criança com uma alteração a nível do controlo postural e do movimento poderá ter uma dificuldade acrescida neste processo de aprendizagem, o que pode complicar a aquisição de competências fundamentais para o seu crescimento. Estas alterações podem surgir por variados motivos e não têm que estar necessariamente associadas a um diagnóstico de base.

Contudo, o desenvolvimento das nossas crianças não é simplesmente uma “checklist” de aquisições que o bebé cumpre ou não cumpre com determinada idade, nem deve ser única e exclusivamente baseada na comparação com os outros bebés da mesma idade.


É importante o acompanhamento e uma avaliação cuidada e atenta do desenvolvimento e centrada na família, de forma a compreender as capacidades e as dificuldades de cada bebé de forma individual.

O fisioterapeuta pediátrico, tendo por base os conhecimentos do neurodesenvolvimento típico e a análise do controlo postural e do movimento, observa, avalia e interpreta os componentes do movimento que possam estar a dificultar a aquisição de determinadas competências. Desta forma, é possível intervir nestes componentes, com o objetivo de criar as condições necessárias para que a criança seja capaz de participar de forma ativa, de brincar, de explorar, de aprender e conhecer o mundo, maximizando o seu potencial de desenvolvimento.


Ficou com dúvidas?

Gostaria de saber de que forma o fisioterapeuta pode ajudar? Contacte-nos.


Por Cristina Correia - (especializada em Fisioterapia Pediátrica, Fisioterapia Respiratória Pediátrica).


Siga-nos nas redes sociais FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE


73 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page