A Fisioterapia e a Mulher

por Rita Fernandes (Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher)


Fisioterapia na Saúde da Mulher

Ao longo da sua vida, a mulher passa por fases muito características, determinadas pelas mudanças hormonais, físicas, psicológicas e sociais. São exemplos os ciclos menstruais e de fertilidade, a descoberta e o desenvolver da sexualidade e do próprio corpo, a gravidez e a maternidade, o amadurecimento e o envelhecimento.


Por estas razões, o corpo feminino difere fisiológica e biologicamente do masculino, diferindo também por sua vez nas necessidades e cuidados relacionados com a saúde. Neste sentido surge a medicina uroginecológica e, com ela, a Fisioterapia na Saúde da Mulher (também conhecida como Fisioterapia Uroginecológica ou Fisioterapia Pélvica).


Esta área de intervenção permite ao Fisioterapeuta Especializado intervir em diferentes populações, ao longo dos ciclos de vida, podendo prestar cuidados, individuais ou de grupo, na gravidez, pós-parto, incontinência urinária e fecal, condições músculo-esqueléticas durante a gravidez, pré-menopausa e menopausa, disfunções sexuais relacionadas com o pavimento pélvico.


De seguida, vamos debruçar-nos sobre algumas disfunções mais comuns.


Incontinência Urinária

Este é um problema muito comum entre as mulheres, causa de grandes desconfortos e considerado pela maioria como um tema tabu.

A Incontinência Urinária é definida como a queixa de qualquer perda involuntária de urina e é classificada em três tipos:


Incontinência Urinária de Esforço - quando a perda ocorre durante atividades que requerem esforço e aumento da pressão abdominal (desporto, espirro, tosse, riso).

No final deste artigo deixo-lhe um video que a pode surpreender.

Incontinência Urinária de Urgência - quando a perda ocorre associada a uma necessidade imediata de urinar.

Incontinência Urinária Mista - quando a queixa está associada ao esforço e à urgência de urinar.



Disfunções sexuais

Entre os principais exemplos de disfunções sexuais encontram-se o vaginismo (contracção involuntária da musculatura do pavimento pélvico que impede ou faz com que a penetração seja dolorosa), a dispareunia (dor durante a penetração) e a anorgasmia (incapacidade de atingir o orgasmo).


Prolapso dos órgãos pélvicos

Esta condição é mais comummente conhecida como ‘bexiga caída’, porém o prolapso pode afetar também outros órgãos, como o útero. O tratamento é geralmente cirúrgico, porém está comprovado que os exercícios perineais melhoram os sintomas e a força muscular do pavimento pélvico e, consequentemente, a qualidade de vida.


Dores pélvicas

A fisioterapia actua também ao nível das dores pélvicas, provocadas pela endometriose ou pelas várias afeções ligadas à menstruação (síndrome pré-menstrual, dismenorreia primária, climatério).


Fisioterapia obstétrica

Também na gestação, no parto e no pós-parto é recomendado o acompanhamento pela Fisioterapia Pélvica.

Nesta fase extremamente importante na vida de muitas mulheres, a fisioterapia auxilia inúmeros factores, como as dores (lombares, costas, pernas e pés), parestesias ("formigueiros") câimbras, falta de ar (a respiração representa um papel fundamental, sendo igualmente importante para facilitar o parto) e edema ("inchaço"). É também muito importante que seja feito um treino específico da musculatura do pavimento pélvico, como preparação para o parto e para o pós-parto.

A Fisioterapia na Saúde da Mulher, foi alvo de muita investigação científica e confirmação clínica, estando, aos dias de hoje, muito desenvolvida e evoluída, quer na intervenção directa da Fisioterapeuta, quer na tecnologia utilizada.

Os tratamentos em Saúde da Mulher incluem SEMPRE uma avaliação pormenorizada da saúde da mulher, hábitos de vida e de todo o corpo. É a partir desta avaliação que é definido um plano de intervenção integrado que pode envolver diferentes abordagens e até uma equipa multidisciplinar, como é habitual na FISIOINTEGRAL.


Das abordagens utilizadas podem eleger-se a terapia manual, a reeducação funcional pélvica perineal, biofeedback e electroestimulação, exercícios de fortalecimento e controlo motor (Exercício Clínico), esclarecimento, educação e coaching para melhoria dos hábitos de vida , estratégias mentais e comportamentos.


Embora ainda pouco conhecida pela maioria da população, e até por uma parte dos profissionais de saúde, a intervenção da Fisioterapia na Saúde da Mulher tem um impacto profundo na prevenção e reabilitação de diversas condições que tipicamente afectam as mulheres, assim como na melhoria da sua qualidade de vida.



Deixamos-lhe abaixo muito mais sobre este tema.


Sim, o seu caso tem solução e pode ficar melhor.

Comece já a tratar de si.



1. Está na hora de avaliar a sua saúde uroginecológica.

Faça já o seu teste aqui


2. Leia mais no nosso site aqui


3. Videos explicativos aqui e aqui


4. Não perca nenhuma actualização e siga-nos nas redes sociais

FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE



Não perca este VIDEO sobre a Incontinência no Desporto


248 views

FISIOINTEGRAL

Aberto de Segunda a Sexta das 08:00 às 20:00

Horário da Recepção: 10h00 às 13h00 e 15h00 às 20h00

 

Contactos: (+351) 93 913 1109 | geral@fisiointegral.pt 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Rua Conselheiro Veloso da Cruz nº 633

4430-099 Vila Nova de Gaia