top of page

7 Dicas para melhorar a sua postura no trabalho

Melhor


e a sua postura e aumente a sua produtividade em 7 passos


Demasiadas horas em frente ao computador?


Cada vez mais os trabalhos/empregos atuais implicam passar horas e horas sentados em frente a um

computador. Só isto é suficiente para causar stress, desconforto e mau estar físico e mental. Ao fim de algum tempo, entramos num conflito interno com o nosso cérebro e com o nosso "corpo físico".

Com o nosso cérebro porque este começa a dispersar, a perder o foco, e nós, em plena obrigação laboral, tentamos a todo o custo manter a concentração na tarefa que estamos a desempenhar.

O nosso Corpo começa a ficar inquieto, pois somos um ser feito para o movimento e após algum tempo imóveis o nosso organismo envia uma série de comandos internos para nos obrigar a sair, de forma inconsciente, da postura em que nos encontramos. É neste momento que começamos a sentir desconforto na posição e começamos a ajustar incansavelmente a nossa postura, o que também vai comprometer o nível de produtividade, visto que o nosso cérebro começa a direcionar a sua atenção para o corpo á procura de conforto.


Além da prioridade em manter o corpo ativo, o nosso organismo tem como uma das regras de ouro a "poupança de energia" ,onde se encontra constantemente na gestão das funções que, a cada momento, merecem um maior gasto energético e identificar as quais se pode reduzir esse dispêndio energético.

Dito isto, ao fim de alguns minutos sentados ao computador, o nosso corpo assume que não nos vamos mexer e dá a ordem para os nossos músculos reduzirem a sua atividade, pois o nosso cérebro está a todo o vapor e a energia vai ser direcionada para essa função (principal). Na sequência desta gestão, é dada a ordem de reduzir a força dos músculos posturais, diminuindo a sua capacidade de proteger/descarregar as articulações, e aqui a nossa postura começa a espelhar, de forma mais acentuada, as nossas rotinas. Ao diminuir a atividade muscular, o corpo entra num jogo de forças/tensões musculares de base, e nesta luta vão ganhar os músculos mais utilizados, arrastando a nossa posição na sua direção, pois os seus opositores, sendo menos estimulados, são mais fracos e não contrariam essa tendência.


Entendendo agora um pouco melhor o funcionamento fisiológico e biomecânico do nosso corpo, e sem esquecer a importância de sermos produtivos nas nossas tarefas/funções/empregos, as dicas que vão ser referidas vão fazer-lhe todo o sentido.


Redobre a sua atenção agora:


1. Fazer breves pausas - permitindo ao seu corpo mover-se, activar a musculatura, sair da postura em que se mantinha. O importante é que seja algo simples, como "levantar, arranjar a roupa e voltar a sentar", para além dos objetivos já referidos vai estimular a circulação nas suas pernas, o que lhe vai proporcionar um maior conforto. "Espreguiçar", para relaxar as suas costas da posição, alongar a musculatura do peito e com isso diminuir as forças que levam para uma postura mais curvada. Em conjunto, estes truques, vão promover uma maior abertura da sua caixa torácica, favorecendo a entrada de mais ar (oxigénio), a qual o seu cérebro vai agradecer, de seguida, com um maior nível de concentração.


"Mas eu estou concentrada(o) no que estou a fazer, nem me lembro dessas coisas".


Reviu-se nesta frase? Atente ás próximas sugestões:


2. Lembrete no telemóvel/PC a despertar a cada 25min. Pode desligar o lembrete ao mesmo tempo que se levanta ou se espreguiça, pois a duração das 2 tarefas é quase a mesma. E de certeza, que não são estes 30 seg. que lhe vão cortar o raciocínio, pelo contrário até lhe vão dar mais combustível para fazer mais e melhor, a seguir.


3. Ingerir água regularmente, vai promover um bom funcionamento do seu organismo e vai obrigar a ir à wc pelo menos 1 vez em cada secção do dia. E sem dar conta, vai fazer uma activação mais prolongada do seu corpo. Disfrute-a bem!


4. Coloque o caixote do lixo fora da sua secretária, bem como objectos que precisa, com uma frequência moderada, nas pontas da sua secretária. Uns de um lado, outros de outro. Isto vai leva-la(o) a fazer alongamentos em diferentes direções, sem que o tenha planeado.


Não tem como não aplicar, pois não?!


Cada vez mais as pessoas se preocupam com o seu bem estar e em ter uma postura melhor de forma a prevenir lesões. No entanto, este cuidado não se tornar numa causa de stress a acrescentar à nossa lista, ou até mesmo causa de "perda de tempo" ou diminuição de produtividade. Por isso, a formula ideal é usar o meio envolvente a nosso favor.


5. A altura do acento deve estar numa posição que nos permita estar com os 2 pés bem apoiados no chão e descarregar o nosso peso neles. Devemos conseguir apoiar facilmente os braços na secretária/mesa de trabalho, de forma a que os nossos cotovelos estejam mais ou menos a 90º e os nossos ombros relaxados. Quando somos mais baixinhos podemos ter que usar um banquinho, uma resma de papel ou uma caixa para conseguirmos este efeito. Já quando o nosso problema é sermos mais altos, do que as medidas standard, vamos ter que usar um adaptador para apoiar o teclado e o ecrã do PC. Sejam criativos, mas não deixem de o fazer.


6. Posicionar o Computador ao nível dos seus olhos, quando está numa posição alongada, bem posicionada, da sua coluna. Como não pode perder o foco do seu trabalho, vai dar o estímulo aos seus músculos posturais para se manterem ativos, para conservarem uma visão frontal sobre o que está a fazer, pois começando a relaxar a sua coluna vai começar a curvar-se e perda esse ângulo de visão, que é outra regra de ouro do nosso organismo.


7. Utilize uma pequena almofada para o ajudar a criar alguma variedade nas suas posturas. Podendo colocar na zona lombar e assim ficar mais apoiada, por exemplo, quando está a executar uma tarefa mais rotineira que não necessita de tanta atenção da sua parte. Quando a tarefa é altamente exigente, pode passar a almofada para baixo da bacia (ajuste-se para manter os pés bem apoiados), pois vai colocar o seu corpo numa posição mais de "fuga" o que vai ativar todos os seus sentidos, aumentando os seus níveis de concentração.


Espero que estas dicas a(o) possam ajudar mais do que a melhorar a postura, a variar a sua postura, de forma a diminuir o risco para o seu corpo e mente.


Mas mais do que as ler e aceitar, aplique-as. Coloque-nos qualquer dúvida ou sugestão que tenha sobre o tema e ajudaremos com todo o prazer.


E agora que terminou de ler este artigo, está na hora de se mexer! Vá dar uma volta!


Seja competente, mexa-se pela sua saúde... e pelo seu (bom) trabalho!


MARTA RIBEIRO – FISIOTERAPEUTA & OSTEOPATA

207 views0 comments

Recent Posts

See All

Комментарии


bottom of page