top of page

7 Dicas para melhorar a sua postura no trabalho

Melhor


e a sua postura e aumente a sua produtividade em 7 passos


Demasiadas horas em frente ao computador?


Cada vez mais os trabalhos/empregos atuais implicam passar horas e horas sentados em frente a um

computador. Só isto é suficiente para causar stress, desconforto e mau estar físico e mental. Ao fim de algum tempo, entramos num conflito interno com o nosso cérebro e com o nosso "corpo físico".

Com o nosso cérebro porque este começa a dispersar, a perder o foco, e nós, em plena obrigação laboral, tentamos a todo o custo manter a concentração na tarefa que estamos a desempenhar.

O nosso Corpo começa a ficar inquieto, pois somos um ser feito para o movimento e após algum tempo imóveis o nosso organismo envia uma série de comandos internos para nos obrigar a sair, de forma inconsciente, da postura em que nos encontramos. É neste momento que começamos a sentir desconforto na posição e começamos a ajustar incansavelmente a nossa postura, o que também vai comprometer o nível de produtividade, visto que o nosso cérebro começa a direcionar a sua atenção para o corpo á procura de conforto.


Além da prioridade em manter o corpo ativo, o nosso organismo tem como uma das regras de ouro a "poupança de energia" ,onde se encontra constantemente na gestão das funções que, a cada momento, merecem um maior gasto energético e identificar as quais se pode reduzir esse dispêndio energético.

Dito isto, ao fim de alguns minutos sentados ao computador, o nosso corpo assume que não nos vamos mexer e dá a ordem para os nossos músculos reduzirem a sua atividade, pois o nosso cérebro está a todo o vapor e a energia vai ser direcionada para essa função (principal). Na sequência desta gestão, é dada a ordem de reduzir a força dos músculos posturais, diminuindo a sua capacidade de proteger/descarregar as articulações, e aqui a nossa postura começa a espelhar, de forma mais acentuada, as nossas rotinas. Ao diminuir a atividade muscular, o corpo entra num jogo de forças/tensões musculares de base, e nesta luta vão ganhar os músculos mais utilizados, arrastando a nossa posição na sua direção, pois os seus opositores, sendo menos estimulados, são mais fracos e não contrariam essa tendência.


Entendendo agora um pouco melhor o funcionamento fisiológico e biomecânico do nosso corpo, e sem esquecer a importância de sermos produtivos nas nossas tarefas/funções/empregos, as dicas que vão ser referidas vão fazer-lhe todo o sentido.


Redobre a sua atenção agora:


1. Fazer breves pausas - permitindo ao seu corpo mover-se, activar a musculatura, sair da postura em que se mantinha. O importante é que seja algo simples, como "levantar, arranjar a roupa e voltar a sentar", para além dos objetivos já referidos vai estimular a circulação nas suas pernas, o que lhe vai proporcionar um maior conforto. "Espreguiçar", para relaxar as suas costas da posição, alongar a musculatura do peito e com isso diminuir as forças que levam para uma postura mais curvada. Em conjunto, estes truques, vão promover uma maior abertura da sua caixa torácica, favorecendo a entrada de mais ar (oxigénio), a qual o seu cérebro vai agradecer, de seguida, com um maior nível de concentração.


"Mas eu estou concentrada(o) no que estou a fazer, nem me lembro dessas coisas".


Reviu-se nesta frase? Atente ás próximas sugestões:


2. Lembrete no telemóvel/PC a despertar a cada 25min. Pode desligar o lembrete ao mesmo tempo que se levanta ou se espreguiça, pois a duração das 2 tarefas é quase a mesma. E de certeza, que não são estes 30 seg. que lhe vão cortar o raciocínio, pelo contrário até lhe vão dar mais combustível para fazer mais e melhor, a seguir.