top of page

5 RAZÕES PORQUE DEVE FAZER FISIOTERAPIA NO PRÉ E PÓS PARTO



A gravidez é uma fase muito desafiante para o corpo da mulher e a fisioterapia torna-se um apoio fundamental à sua saúde, para


uma gravidez, parto e pós-parto saudáveis e tranquilos.


Apresentamos-lhe aqui as 5 principais razões pelas quais t


odas as mães (ou futuras mães) beneficiam da fisioterapia pélvica:


1. A prevenção é o melhor remédio

Conhecer o pavimento pélvico, reabilitá-lo e/ou prepará-lo para a mudança, aprender a utilizar o corpo e a respiração como ferramentas terapêuticas são algumas das razões pelas quais deve consultar o fisioterapeuta durante a gravidez – ou antes mesmo de engravidar! Criar o melhor ambiente para que o feto cresça de forma saudável é muito importante, tanto para o bebé como para a mamã.

Após o nascimento do bebé, existe sempre uma fase em que o corpo da mulher se reajusta, em que recupera do processo de parto e em que tudo se reorganiza para regressar à função o mais rápido possível. Esta fase pode ser mais ou menos longa, mais ou menos penosa, dependendo em grande parte da preparação e do acompanhamento e orientação profissional que o corpo teve de base.

Ter uma gravidez e pós-parto tranquilos não é uma questão de sorte, mas sim de foco, trabalho e muita preparação. Não deixe nada ao acaso. A prevenção é o melhor remédio!


2. Perceber o que está a acontecer no corpo

Durante a gravidez, e mesmo antes de a barriga começar a salientar-se, o corpo sofre grandes alterações. A postura e a forma como o corpo mexe mudam, a carga nas articulações aumenta progressivamente e os músculos, ligamentos e tecidos moles tornam-se mais flexíveis e elásticos, de forma a permitir que a pélvis se alongue para acomodar o bebé.

As grandes responsáveis por estas mudanças são as hormonas e os efeitos que elas têm no corpo são muito importantes e devem ser considerados em qualquer tratamento ou programa de exercício físico.

A fisioterapia pélvica vai ajudá-la a entender estas mudanças à medida que vão acontecendo. Defendemos que é fundamental que a mulher tenha consciência do que se passa no próprio corpo, pois só assim toma as melhores decisões para si própria.


3. Exercícios de Kegel não resolvem tudo

Se está grávida ou a pensar em engravidar, é provável que já tenha ouvido a palavra “Kegel”: exercícios de fortalecimento específico dos músculos do pavimento pélvico.

Apesar de terem excelentes resultados, uma boa parte das mulheres não sabe realizar exercícios de Kegel de forma adequada. Além disso, estes exercícios não são recomendados para todos os casos, em alguns é mesmo contraindicado.

A única forma de saber como fazer corretamente um Kegel (ou se o deve fazer) é fazendo uma avaliação com um fisioterapeuta especializado em saúde pélvica.


4. Dores, incontinência, prolapsos: os problemas não se resolvem com o tempo

A gravidez pode trazer uma série de complicações relacionadas com as zonas mais íntimas e muitas mulheres decidem ignorar e acreditar que, com o tempo, tudo se resolve. Não resolve!

Após o parto, seja ele vaginal ou cesariana, com ou sem episiotomia, é frequente as mulheres desenvolverem dores pélvicas ao retomarem a atividade sexual. Tão frequente que existe mesmo um termo médico para isso: dispareunia. Pode aparecer antes, no início ou durante o ato e pode ter várias causas. O fisioterapeuta pélvico avalia o problema internamente, esclarecendo-a sobre o porquê de ter dor e ajudando-a a ultrapassá-la.

O mesmo acontece com a incontinência urinária, que pode surgir durante a gravidez e permanecer após o parto. Ou desaparecer e voltar anos mais tarde. É muito comum e não é normal sob nenhuma circunstância. Perder urina é inaceitável e tem cura.

Por último, falemos de POP: Prolapso dos Órgãos Pélvicos. Acontece quando os órgãos descem ou caem sobre a vagina. É tão desagradável como soa e em muitos casos, as mulheres não sabem o que é o peso que sentem no baixo ventre, ou se sabem, não sabem que a fisioterapia melhora o problema na grande maioria dos casos. É possível tratar esta condição e é possível evitar que a situação chegue a um cenário tão desagradável como este. A fisioterapia está aqui para a ajudar.


5. Diástase abdominal: a barriguinha de mamã

A “Barriguinha de Mamã” é a proeminência na zona abdominal baixa que fica após o parto. Esta pequena proeminência é frequentemente mantida, por mais tempo que passe e por mais exercício que a mulher faça. Na verdade, muitos exercícios podem piorar ainda mais a situação. Esta resulta da diástase abdominal: o processo normal de separação dos ventres musculares do reto abdominal durante o último trimestre da gravidez. Esta diástase pode manter-se após o parto, interferindo não só com a estética corporal, como com a estabilidade da coluna vertebral e o funcionamento do pavimento pélvico.

A fisioterapia pélvica pode ajudar a assegurar a integridade dos seus músculos ainda durante a gravidez. Aí vai aprender os melhores exercícios para fazer durante a gravidez para manter a diástase controlada e para promover uma melhor recuperação pós parto.


É muito frequente ouvirmos mulheres a comentar que não conheciam a fisioterapia pélvica e os seus inúmeros e imensuráveis benefícios.

Ajude-nos a ajudar outras pessoas. Se já fez consulta connosco, diga-nos o que aprendeu. Quanto é que a fisioterapia pélvica mudou a sua vida? Convidamo-la a deixar-nos o seu testemunho. Espalhe a palavra. Juntos chegaremos a cada vez mais pessoas, pela saúde da mulher :)


Obrigado.

84 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page