Fisioterapia Neurológica

As patologias que atingem o Sistema Nervoso Central são, ainda, muito comuns nos dias de hoje, com uma morbilidade considerável. As suas consequências têm um grande impacto no doente e nos seus familiares.

Após uma disfunção do Sistema Nervoso Central é essencial existir uma intervenção diferenciada e personalizada para poder potenciar capacidades motoras e sensoriais. Quanto mais precoce a intervenção, maior será o índice de recuperação e sucesso. A intervenção inicial é composta por uma avaliação geral do indivíduo, do seu movimento funcional e da sua interacção com o ambiente. Desenvolvendo-se posteriormente um raciocínio clínico, com objectivos gerais e específicos e consequente plano de intervenção a serem cumpridos num determinado período de tempo.

A melhoria qualitativa de algumas tarefas funcionais como a marcha ou a manutenção da posição de pé, requerem um correcto recrutamento muscular assim como um adequado alinhamento articular que serão promovidos através de procedimentos e estratégias específicas executadas por um fisioterapeuta especializado. 

A Fisioterapia Neurológica intervém em patologias Acidente Vascular Cerebral (AVC), Parkinson, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), entre outros.

Fisioterapia-Neurológica_edited_edited.j