Fisioterapia Uroginecológica

A mulher, pela sua constituição, está sujeita, ao longo da vida a transformações fisiológicas que propiciam o aparecimento de condições muito características e até exclusivas. 

A Fisioterapia Uroginecológica revela-se fundamental na redução do risco e na resolução das complicações resultantes do momento do parto e das alterações morfológicas vividas até à data, potenciando o bem-estar, a qualidade de vida e o retorno rápido e seguro às actividades de vida diária, sendo indicada a qualquer mulher.

Estes são as disfunções ou patologias que beneficiam da Fisioterapia Uroginecológica:

Disfunções urinárias

Incontinência urinária de esforço, de urgência ou mista

Pós-cirúrgico urológico

Disúria, anúria, retenção, noctúria

 

Disfunções fecais

Incontinência fecal

Dor anal, cólicas

Obstipação/dificuldade de evacuação

 

Disfunções sexuais

Dispareunia (dor no ato sexual)

Frigidez/diminuição da libido

Anorgasmia

 

Dor pélvica

Endometriose

Vaginismo

Nevralgia do nervo pudendo

Prolapso dos órgãos pélvicos

Cistocele

Retrocele

Prolapso uterino

Pós-cirúrgicos ginecológicos, obstétricos e urológicos

 

Complicações da menopausa

A nossa consulta, para além de se focar nos problemas mais íntimos e específicos da mulher, é também dirigido a algumas das fases mais importantes da sua vida, sendo considerado um tratamento fundamental para qualquer mãe ou futura mãe:

Pré-parto (acompanhamento da gravidez e preparação para o parto)

Parto natural: preparação perineal e treino de core e da musculatura pélvica, educação aos pais nas diferentes fases da gravidez

Tratamento de dores músculo-esqueléticas e problemas relacionados com o trato urinário e fecal

Enjoos e tonturas

Puerpério (pós-parto)

Diástase abdominal

Disfunções do pavimento pélvico associadas às alterações morfológicas da gravidez e ao momento do parto

Drenagem linfática, flacidez, recuperação da cintura abdominal

Retorno à atividade física

A reabilitação perineal foca-se na importância da saúde íntima da mulher no seu bem-estar geral e na sua qualidade de vida, assim como na de toda a família.

O Exercício Clínico na Saúde da Mulher

As alterações posturais, de padrões de movimento e de marcha têm um papel crítico no correto funcionamento do pavimento pélvico. O exercício clínico revela-se fundamental no tratamento e recuperação de disfunções pélvicas, assim como no acompanhamento de uma gravidez saudável e com menos impacto na saúde e no corpo da mamã após o parto.

A Fisiointegral tem ao seu dispor um conjunto das melhores ferramentas para a ajudar.

Pilates Clínico

Promove a consciencialização da musculatura do pavimento pélvico e a sua importância na estabilidade do core abdominal, melhorando a postura e a qualidade do movimento, diminuindo assim os sintomas associados a uma disfunção pélvica.

SAIBA MAIS

Reeducação Postural Global (RPG)

Promove o realinhamento dos eixos ósseos, a eliminação de pontos de tensão, assim como a melhoria do tónus muscular e a reorganização das cadeias musculares, colocando o centro de gravidade do corpo de novo no centro da bacia.

Esta abordagem promove a presença da estrutura pélvica no esquema corporal, com maior consciência e melhor atividade dos músculos pélvicos, melhorando eficazmente o controlo ativo das funções pélvicas e esfincterianas.

SAIBA MAIS

Ginástica Abdominal Hipopressiva

O conceito de Ginástica Abdominal Hipopressiva, ou Low Pressure Fitness, combina a respiração com a musculatura abdominal e do pavimento pélvico.

Consiste num conjunto de posturas associadas a movimentos respiratórios que provocam uma diminuição da pressão abdominal, ativação sinérgica dos músculos do pavimento pélvico e músculos abdominais, especialmente o transverso abdominal.

A Ginástica Abdominal Hipopressiva – Low Pressure Fitness, também conhecida por Abdominais Hipopressivos, engloba um inovador conceito, certificado e implementado em mais de 17 países, que trabalha a componente respiratória e postural.

Este trabalho baseia-se na libertação miofascial, neurodinâmica, reeducação postural, técnicas respiratórias e, fundamentalmente, a técnica hipopressiva.

A técnica hipopressiva surgiu nos anos 80, no âmbito da fisioterapia obstétrica, como uma alternativa para a recuperação da musculatura abdominal e do períneo no pós-parto. Tem origem na técnica milenar do yoga, mais especificamente na vertente de Hatha Yoga, sendo apelidada de Uddiyana Bandha, que engloba o controlo da respiração e da musculatura abdominal.

Uddiyana significa “ascender”, referindo-se à dupla ação de trazer o umbigo para cima e para dentro e Bandha significa “reter, bloquear”, referindo-se à apneia após a expiração. Quando executamos um Bandha, o fluxo de energia para uma determinada zona do corpo é bloqueado. Ao libertar o Bandha, este fluxo energético inunda e percorre todo o corpo, de uma forma mais intensa.

A Ginástica Hipopressiva é uma prática revolucionária, utilizada em fisioterapia com o objetivo de desenvolver a musculatura do tronco, potenciando a estabilidade postural e a regulação dos aumentos de pressão intra-abdominal, prevenindo e tratando as alterações que daí advêm (lombalgias, prolapsos pélvicos, incontinência urinária, hérnias abdominais e inguinais, obstipação, etc).

Destaca-se o benefício deste método não só na prevenção e tratamento de determinadas condições ou patologias pélvicas, como também na performance desportiva, na estética e na recuperação pós-parto, uma vez que fortalece e tonifica o abdómen, tem um efeito adelgaçante ao nível da cintura, promove o fechamento da diástase abdominal, a reorganização dos órgãos e vísceras, a drenagem linfática e o retorno venoso.

Estética e Bem-estar na Saúde da Mulher

A Estética Clínica, através da Fisioterapia Dermato-Funcional apresenta-se como uma excelente solução na prevenção e resolução de disfunções características e pouco desejadas pelas mulheres.

Drenagem Linfática

Estrias e marcas

Cicatrizes

Flacidez

Celulite

SAIBA MAIS

 

Medicina Tradicional Chinesa

Regulação do ciclo menstrual

Infertilidade

Depressão e ansiedade

Enjoos e vómitos

Viragem do bebé

SAIBA MAIS

Relaxamento

Massagem de relaxamento (corpo inteiro ou por região)

Massagem ayurvédica

Massagem com pedras quentes

SAIBA MAIS

 

Nutrição

Hábitos alimentares de qualidade influenciam positivamente corpo e mente, seja qual for a fase da vida da pessoa. Como tal, também na gravidez e no pós-parto, os alimentos ingeridos devem cumprir as necessidades nutricionais do bebé e estimular a produção de leite materno de qualidade.

Através da nossa consulta de Nutrição e de um plano nutricional adequado e personalizado, é possível à mulher recuperar peso e melhorar a forma física, estimulando ao mesmo tempo o crescimento saudável do seu bebé.

SAIBA MAIS

Conheça já os planos que temos para si e melhore a sua saúde connosco. Venha experimentar o trabalho inovador e integrado da FISIOINTEGRAL na Saúde da Mulher.

FISIOINTEGRAL

Aberto de Segunda a Sexta das 08:00 às 20:00

Horário da Recepção: 10h00 às 13h00 e 15h00 às 20h00

 

Contactos: (+351) 93 913 1109 | geral@fisiointegral.pt 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Rua Conselheiro Veloso da Cruz nº 633

4430-099 Vila Nova de Gaia