Terapia da Fala

A Terapia da Fala é uma terapia que envolve a avaliação, o tratamento e o estudo científico da comunicação humana e das perturbações associadas.

A Terapia da Fala intervém em todas as disfunções e patologias da fala, da voz e da linguagem oral e escrita, qualquer que seja a causa, na criança, no adolescente, no adulto e no idoso. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

A acção da Terapia da Fala vai além da sessão em consultório, podendo estender-se para os vários ambientes de acção do utente. Neste âmbito, podem ser elaborados rastreios, planos de prevenção e planos de tratamento em diferentes locais, como escolas, colégios, casas, empresas.

Além das patologias comummente tratadas como: Gaguez, Dificuldades de linguagem, Dificuldades de aprendizagem, Dificuldades de leitura ou escrita, Dificuldades de expressão, Diminuição da audição a FISIOINTEGRAL apresenta uma acção inovadora – o Tratamento Miofuncional.

O Tratamento Miofuncinal actua sobre as estruturas estáticas da cavidade oral (palato, arcadas dentárias, mandíbula) e sobre as estruturas dinâmicas (músculos da expressão, músculos da mastigação, língua, lábios, faringe e pescoço). Esta técnica está particularmente indicada para as correções ortodônticas, pela qual se corrigem as estruturas estáticas, mas se deixam por corrigir toda a função dinâmica. A adaptação das estruturas dinâmicas é um ponto fundamental para o sucesso da correcção ortodôntica.

terapia da fala (1)_edited.jpg