Programas de Exercício Clínico e Performance Desportiva

FiTT Sport

O teu Corpo ao teu Serviço

O corpo humano foi feito para o movimento. Contudo, será sempre difícil de definir um ideal de movimento. Considera-se normal sermos capazes de desempenhar qualquer tarefa funcional com adequada variabilidade e diferentes estratégias de recrutamento. Assim, uma boa mobilidade corporal é aquela que permite um eficiente desempenho postural e funcional de forma a minimizar e controlar o stress fisiológico.

O Exercício Clínico distingue-se das demais modalidades de exercício ou actividade física pelos conhecimentos de base que o compõe, pelo seu carácter terapêutico e pela forma personalizada como elabora e utiliza os seus planos de intervenção.

O FiTT é um sistema exclusivo da FISIOINTEGRAL e constitui o seu Departamento de Exercício Clínico. Ele foi desenvolvido e é realizado por profissionais das Ciências da Saúde e do Desporto, com base nas actuais diretrizes da biomecânica, neurociência e fisiologia do exercício.

Na FISIOINTEGRAL assumimos com determinação que cada exercício é uma ferramenta, composta por vários elementos (biomecânicos e fisiológicos) construída para um determinado fim. Não usamos protocolos, não trabalhamos com modas ou tendências, não lidamos com conveniências. Usamos o movimento, o exercício e as suas componentes como instrumentos de trabalho, à semelhança de qualquer outra técnica terapêutica e de acordo com necessidades específicas.

Identificar e classificar os erros no movimento (biomecânica e neurofisiologia) é o pilar da prática contemporânea da reabilitação. Nesse sentido, a avaliação é a Chave para resolver as disfunções do movimento e o Exercício Clínico torna-se fundamental para qualquer reabilitação.

Fruto de anos de experiência académica e clínica, a FISIOINTEGRAL, no conjunto dos seus profissionais, desenvolveu um modelo único de Exercício Clínico, o FiTT – FUNCTIONAL INTEGRATED TRAINING TREATMENT.

Este modelo é exclusivo da FISIOINTEGRAL e baseia o seu processo em 3 fases fundamentais: AVALIAÇÃO, CORRECÇÃO e PERFORMANCE.

AVALIAÇÃO

CORRECÇÃO

PERFORMANCE

Não há intervenção sem uma boa avaliação prévia. Esta permite identificar, qualificar e quantificar os erros ou falhas biomecânicas e os padrões neuro-motores inadequados que estão na base do mau desempenho e da lesão. Além do poder de observação, são utilizados testes validados cientificamente para alcançar as melhores conclusões.

 

Após a avaliação, são traçados objectivos a atingir e é elaborado o plano de exercícios, verdadeiramente personalizado para cada caso e utente.

Este momento é fulcral. Nesta fase importa corrigir os padrões de movimento alterados pela lesão ou pela má utilização do sistema neuro-músculo-esquelético. Para o efeito, elegem-se movimentos e exercícios para melhorar o controlo motor e um desempenho mais seguro e saudável de todo o corpo.

Nesta fase também se corrigem ou reaprendem gestos técnicos desportivos ou das actividades profissionais, desde o simples respirar ou caminhar ao movimento desportivo mais complexo. Ajustando o atleta ou profissional laboral à prática mais correcta.

Acreditamos que um utente deve ser “devolvido” à prática em condições melhores que as que tinha antes da lesão. Uma pessoa está tão preparada para a sua actividade quanto melhor for o seu condicionamento físico. Nesta fase trabalham-se as componentes de performance pessoal ou atlética, como: força, agilidade, coordenação, flexibilidade ou velocidade, fundamentais para qualquer pessoa dos 8 aos 80.

Não obstante a boa conclusão da reabilitação, o utente pode e deve manter um plano de treino acompanhado. A FISIOINTEGRAL tem preparados programas específicos, que permitem ao utente desenvolver todo o seu treino ou simplesmente monitorizar o treino que já realiza no seu local habitual (ginásio, clube, outro), através de sessões realizadas dentro de uma frequência acordada.

TRAINING DAY (T-DAY)

O T-DAY é um programa de trabalho de duração e constituição variáveis. Ele foi desenvolvido com alta especificidade para grupos com necessidades e características muito particulares. Embora tenha uma estrutura base constante, ele é adaptado ao grupo a que se dirige, atlético ou não atlético, profissional ou amador. Ele pode aplicar-se a uma equipa desportiva, a um grupo laboral, ou a qualquer outro grupo que desempenhe uma actividade específica (por exemplo, preparação para uma actividade, uma viagem ou expedição organizada – caminhos de Santiago, viagem de mota). Pode ser de realização única ou de realização mais frequente.

O programa permite obter uma avaliação assertiva de todos os elementos do grupo, comparando os dados com outros grupos semelhantes ou entre os seus elementos. Os participantes tomam consciência das suas dificuldades, aprendendo estratégias para a sua resolução. Igualmente, os participantes experimentam exercícios de melhoria de performance, o que lhes permite trabalhar de forma preventiva na sua prática.

Alguns grupos específicos com que trabalhamos no FiTT: 

Futebol - Vela - Running & Trail - Dança - Tenis - Squash - Padel - Krav Maga - PSP

FISIOINTEGRAL

Aberto de Segunda a Sexta das 08:00 às 20:00

 

Contactos: (+351) 93 913 1109 | geral@fisiointegral.pt 

Rua Conselheiro Veloso da Cruz nº 633

4430-099 Vila Nova de Gaia

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon