Diferenças entre Ansiedade e Depressão

Updated: Mar 8


Ansiedade e depressão estão em diferentes classificações de transtornos mentais.

A depressão é uma Perturbação do Humor, enquanto a Ansiedade é uma designação, por si só. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição, distingue Ansiedade e Depressão, listando cada uma como uma classificação diagnóstica separada. Existem muitos tipos de Transtornos de Ansiedade, como Ansiedade Generalizada, Ansiedade Social e Fobia Específica. Existem também diferentes tipos de perturbações relacionadas com a Depressão, incluindo Perturbação Depressiva Maior, Perturbação Depressiva Persistente (distimia), Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor, entre outras.

Outra diferença entre Ansiedade e Depressão são as suas definições.

A tristeza é um sentimento natural, face a certas situações, que tende a ser ultrapassada à medida que o tempo avança. Contudo, quando se instala por um tempo superior ao que é habitual, pode tornar-se permanente e incapacitante nas várias esferas de vida da pessoa, levando a um declínio mental, pessoal e social, característico dos estados depressivos. A Depressão é, então uma perturbação do humor caracterizada por desânimo e tristeza profunda, que tende a não desaparecer com o tempo.

Eis alguns dos sintomas clássicos de Depressão:

· Sensação persistente e permanente de tristeza

· Diminuição do interesse por atividades do quotidiano, mesmo que anteriormente prazerosas

· Sensação de culpa ou de desesperança

· Fadiga crónica

· Insónia ou hipersónia (dormir em excesso)

· Variações do peso

· Alterações de memória, concentração e raciocínio

· Diminuição da autoestima e da autoconfiança

· Isolamento


A ansiedade é uma preocupação ou inquietação avassaladora relacionada com a inevitabilidade percebida de que um evento ou resultado adverso poderá ocorrer. Pode manifestar-se através de sintomas físicos ou psicológicos. É uma preocupação constante e exagerada sobre uma situação futura, que impede de viver devidamente o presente. Por vezes manifesta-se de forma intensa e duradoura, sem qualquer causa aparente, levando o indivíduo ao isolamento e ao evitamento de situações que considere perigosas, mesmo quando não o são.

A ansiedade pode ser generalizada, quando está presente de forma permanente no quotidiano do indivíduo, nas mais diversas situações ou pode manifestar-se em situações específicas como Ataques De Pânico, Perturbações Obsessivo-Compulsivas, Agorafobia (medo ou ansiedade de estar em situações ou lugares dos quais não há como escapar facilmente ou onde não haverá ajuda disponível se a pessoa tiver ansiedade intensa), Ansiedade Social ou Perturbação de Stress Pós-Traumático.


Manifestações típicas da Ansiedade:

· Sensação injustificada de medo ou pânico

· Dificuldades de concentração

· Irritabilidade

· Insónia

· Dispneia (Dificuldade em respirar)

· Palpitações

· Náuseas

· Boca seca

· Tonturas

· Tensão muscular


Similaridades nos sintomas

Existem sintomas específicos mais relacionados com a Ansiedade do que com a Depressão e vice-versa. No entanto, muitos sintomas são prevalentes em ambos os casos, como por exemplo:

· Isolamento

· Irritabilidade

· Dificuldades na concentração

· Alterações do sono ou apetite

· Diminuição do interesse por atividades anteriormente prazerosas


Quando procurar ajuda especializada

Assim que a Ansiedade ou a Depressão afetem a sua vida, deve procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. As perturbações psicológicas podem levar ao isolamento social, declínio no desempenho escolar ou no trabalho, ou ao recurso a drogas como mecanismo de resolução do problema, o que só o irá agravar


Por Vitor Lourenço - (Especializado em Psicologia Clínica, Terapia de Casal e Sexologia Clínica).


Siga-nos nas redes sociais FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE