FISIOINTEGRAL

Aberto de Segunda a Sexta das 08:00 às 20:00

 

Contactos: (+351) 93 913 1109 | geral@fisiointegral.pt 

Rua Conselheiro Veloso da Cruz nº 633

4430-099 Vila Nova de Gaia

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

MODALIDADES

Pilates Clínico

O Pilates Clínico um método de treino físico e mental, administrado por Fisioterapeutas especializados, que utiliza planos de exercícios contruídos em função das necessidades específicas de cada indivíduo. Parte da sua prática visa a melhoria da consciência corporal, com foco na musculatura global e profunda, podendo ser utilizado na reabilitação e na melhoria de performance. Muito procurado pelo efeito que tem sobre a postura (correção postural), os seus benefícios estendem-se pela função respiratória, pelo aumento de força estática e dinâmica, flexibilidade e equilíbrio. A acção de correção sobre os padrões neuromotores diminui a sobrecarga e desgaste dos tecidos, melhorando a dor, principalmente nos quadros crónicos. Podendo ser lecionado individualmente ou em grupo, na FISIOINTEGRAL, todos os utentes fazem uma sessão de avaliação prévia antes de ingressarem nas sessões de grupo.

O Pilates Clínico representa uma óptima ferramenta terapêutica melhorando a consciência corporal, aumentando a eficiência energética do corpo e potenciando a performance no dia a dia, reduzindo o risco de lesão ou patologia.

 

Reeducação Postural

A postura resulta da adaptação do corpo à acção da gravidade e dos consequentes estímulos que lhe são exigidos. As posturas e posições que mantemos durante o dia (por exemplo à secretária), muitas vezes pouco saudáveis, requerem demasiado esforço aos músculos posturais, levando-os à fadiga e à falha. Essa falha vai, gradualmente, criando adaptações neuromotoras que podem levar a posturas erradas. Uma má postura coloca em sobrecarga e risco todo o corpo, predispondo-o à lesão que, mais cedo ou mais tarde, acaba por ocorrer.

A Reeducção postural permite corrigir a biomecânica da coluna e dos respectivos músculos, melhorando a sua performance e prevenindo a ocorrência de lesões. Para o efeito, a FISIOINTEGRAL através do FiTT (sistema de Exercício Clínico) utiliza programas específicos e personalizados de avaliação e tratamento, por forma a melhorar aPostura Estática e Dinâmica. São utilizadas as técnicas e ferramentas mais eficazes de acordo com a evidência Neurocientífica e Biomecânica, das quais podemos destacar:

- Pilates Clínico

- RPG - Reeducação Postural Global

- Kinetic Control

- FRS – Functional Reconditioning System

- SGA - Stretching Global Activo

Ou seja, permite à pessoa manter uma postura mais ergonómica quando está de pé ou sentada (trabalhar ou estudar), bem como quando está em movimento (caminhar, actividade laboral ou desportiva), utilizando todas as estruturas intervenientes na coluna de forma coordenada e sinérgica. As condições mais tratadas são: Escoliose (adultos, jovens ou crianças), Cifose, Hiper-Lordose e outras lesões que tenham por base uma má postura.

 

RPG

Acreditamos que um corpo com uma boa postura é um corpo equilibrado. O bom posicionamento dos segmentos corporais leva a um melhor equilíbrio de forças e maior vantagem mecânica do sistema neuro-músculo-esquelético, diminuindo o risco de sobrecarga e lesão. É fundamental perceber que a postura corporal não diz respeito unicamente à coluna vertebral, mas a todo o corpo.

Além disso, confirma-se que a postura pode ser uma manifestação do estado mental e emocional, ou seja, quando estamos tristes ou deprimidos a nossa postura fica mais encolhida e prostrada, enquanto que quando estamos alegres e confiantes, a nossa postura fica mais hirta e agradável. Aqui, o stress e a correria do dia a dia, têm um papel importante em toda a fisiologia corporal e, consequentemente na postura.

Esta relação é bidirecional. Quando melhoramos a postura, a mente melhora também.

As más posturas podem ser congénitas ou adquiridas, sendo vários os factores etiológicos (causadores) que contribuem para esse efeito. As posturas adquiridas podem ter origem em posições erradas e mantidas no tempo (sentado à secretária), bem como em movimentos repetidos acompanhados de sobrecarga (gestos desportivos, laborais ou escolares), ou decorrentes de uma adaptação a uma lesão ou disfunção noutra região do corpo (músculo-esquelética, visceral ou neurológica).

A dor é uma manifestação comum de uma má postura. Porém, uma alteração postural pode resultar de uma compensação ou adaptação a um padrão de movimento incorrecto (por exemplo a marcha) ou a uma dor noutra região corporal que ao gerar uma “ameaça” corporal, inicia esse processo de compensação. Esta adaptação implica alteração e sobrecarga em várias outras estruturas: músculos, articulações, fáscias e ligamentos, provocando disfunção ou dor nestes tecidos. Tudo isso culmina no desequilíbrio do corpo.

Uma postura errada é um “inimigo” silencioso, ou uma lesão por desvendar, pois só se manifesta ao final de algum tempo após a sua instalação. A dor, as limitações funcionais ou o surgimento de lesão noutra região corporal são, normalmente, os factores que fazem as pessoas descobrirem que a sua postura não está bem, pois são as causas motivadoras de consulta.

E é neste contexto que a correcção da postura, mais precisamente a sua reeducação é necessária. Das soluções disponíveis, o método RPG – Reeducação Postural Global, apresenta-se como uma das mais eficazes.

O RPG, Reeducação Postural Global, é um método de avaliação e tratamento dentro da área da Fisioterapia, que trata as desarmonias do corpo com óptimos resultados nos problemas neuro-músculo-esqueléticos, bem como nas alterações posturais. Tem como objetivo promover o equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura. O método consiste de posturas específicas e activas que permitem encontrar a causa da dor ou sintoma. Estas alongam cadeias musculares completas e reorganizam os segmentos corporais.

É um método que defende e baseia a sua actuação no princípio da individualidade, uma vez que cada indivíduo reage de forma única ao mesmo problema. Assim sendo, não trata apenas o local da dor, mas o corpo como um todo. Está indicado para ambos os sexos e todas as idades.  

É com base numa avaliação detalhada que é estabelecido o planeamento das sessões.

As sessões são individuais, realizadas em ambiente controlado, calmo e discreto, sempre acompanhadas por um(a) Fisioterapeuta especializado. A técnica consiste em manobras suaves e posições corporais específicas, com base na respiração, orientadas e auxiliados pelo(ao) Fisioterapeuta.

O RPG é um método que pode ser aplicado conjuntamente com outras técnicas terapêuticas, melhorando o seu resultado e adaptando-se a cada sessão e em função do caso em tratamento.

Os resultados fazem-se notar desde a primeira sessão, com a melhoria da postura, equilíbrio da mobilidade e diminuição da dor.

Estas são as desordens mais comummente corrigidas com o RPG:

- Anteriorização cervical

-  Hipercifose Torácica (coluna “corcunda”) e ombros enrolados anteriormente;

- Escoliose (desvio lateral da coluna);

- Joelhos valgos (joelhos rodados para dentro) e varos (joelhos arqueados);

- Pé plano/cavo;

- Dor cervival;

- Torcicolo;

- Lombalgia;

- Dor ciática;

- Hérnia discal;

- Tendinopatia;

- Estrabismo;

- Cefaleias;

- Problemas de períneo (como incontinência urinária);

- Entre outros.

Sessões Colectivas

 

A FISIOINTEGRAL através do seu sistema FiTT tem a funcionar sessões de grupo de diferentes modalidades:Pilates Clinico, Mobility & Performance, Treino Postural e Treino Hipopressivo. As sessões colectivas são ministradas por profissionais das Ciências da Saúde e da Actividade Física com especialidade em saúde, e são constituídas por grupos pequenos onde o acompanhamento é muito próximo e constante. Não obstante, procuramos que cada grupo seja o mais homogéneo possível. Para tal todos os nossos utentes realizam uma sessão individual antes de integrarem um grupo, através da qual são avaliadas as suas necessidades específicas e melhorada a sua inclusão.