OSTEOPATIA
Um equilíbrio global

A OSTEOPATIA é uma das Terapêuticas Não Convencionais reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pelo Estado Português como uma prática técnica e científica de saúde.

A Osteopatia tem uma visão holística sobre o ser humano, avaliando e tratando-o como um todo.

É uma disciplina terapêutica constituída por um conjunto de conhecimentos específicos com base:

• Na anatomia e fisiologia do corpo humano;

• No conhecimento de como os diferentes tecidos intervêm na produção da disfunção;

• Na aplicação de técnicas de normalização das funções alteradas, facilitando a autorregulação do organismo, permitindo que o corpo recupere e normalize as suas funções

A Osteopatia defende os sistemas nervoso, circulatório e linfático como os sistemas que asseguram os mecanismos de autorregulação do organismo.

A desordem desses mecanismos intrínsecos pode levar a estados patológicos. A Osteopatia intervém na regulação desses estados disfuncionais ou patológicos, incidindo em fases pré-patológico (prevenção), ou avançadas, onde a lesão já está instalada e manifesta os seus sintomas.

A Osteopatia facilita os mecanismos intrínsecos de autorregulação, permitindo a recuperação do corpo e a normalização das suas funções alteradas, diminuindo os sintomas e restabelecendo a saúde.

A Osteopatia funciona sobre qualquer patologia respeitando e facilitando a autorregulação do organismo, num contexto holístico, sob um modelo global bio-psico-social, promovendo e recuperando a homeostasia ou equilíbrio mecânico de todos os tecidos corporais musculo-esqueléticos, nervosos, viscerais e circulatórios, entre outros. Aplica uma séria de técnicas de terapia manual dirigidas aos tecidos  identificados como disfuncionais ou patológicos dentro de um diagnóstico funcional osteopático.

MANIPULAÇÃO VISCERAL

A Manipulação Visceral consiste na aplicação de técnicas de terapia manual sobre a região visceral (abdominal) e todos os tecidos e regiões com influencia directa e indirecta nas vísceras. São manobras bem toleradas e agradáveis, com bom efeito sobre o metabolismo visceral e toda a fisiologia corporal.

Acções da Manipulação Visceral:

Corrige desequilíbrios funcionais e estruturais do corpo, incluindo          disfunções músculo-esqueléticas, vasculares, nervosas, urogenitais, respiratórias, digestivas e linfática;

Avalia e trata as dinâmicas de movimento e fixações dos órgãos, membranas, fáscias e ligamentos;

Favorece a comunicação proprioceptiva do corpo, aliviando os sintomas de dor, disfunção e más posturas.

Em que pode ajudar:

- Sintomas ao nível da coluna, (principalmente nas lombalgias)

Prisão de ventre

- Inchaço abdominal

- Infecções urinárias de repetição

- Dores menstruais

- Vesícula preguiçosa

- Disfunções estômago, desde enfartamentos a hérnia do hiato.

TERAPIA SACRO-CRANIANA

A Terapia Sacro-Craniana (TSC) é uma técnica muito suave que procura libertar certas restrições (quer ao longo da meninge dura-máter quer ao longo do corpo), melhorar a circulação do líquido cefalorraquidiano e a comunicação entre o sistema nervoso central e as restantes estruturas do corpo.

O equilíbrio do líquido cefalorraquidiano além da sua função protectora e nutritiva do sistema nervoso central, melhora o estado de vitalidade de cada indivíduo e a sua capacidade de regeneração tecidular, dando uma sensação de liberdade e relaxamento surpreendentes. Muitas desordens e disfunções persistentes têm a sua causa no desequilíbrio deste sistema.

Campos de intervenção:

- Cefaleias e enxaquecas

- Dores e fadiga crónica

- Dificuldades de mobilidade respiratória

- Disfunções do sistema nervoso central

- Disfunções  emocionais e do sono

- Problemas relacionados com stress

- Fibromialgia

- Problemas infantis como cólicas, mau dormir, choro sem causa, birras,       irritação ou hiperactividade

- Dores musculares e articulares da coluna vertebral, artrite reumatóide

- Problemas da articulação temporo-madibular,

- Sinusite,