FISIOINTEGRAL

Aberto de Segunda a Sexta das 08:00 às 20:00

 

Contactos: (+351) 93 913 1109 | geral@fisiointegral.pt 

Rua Conselheiro Veloso da Cruz nº 633

4430-099 Vila Nova de Gaia

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa – MTC, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variedade de terapias e práticas medicinais empregues na China, nos últimos 2 mil anos, desenvolvidos pela experiência clínica e registados nos antigos escritos clássicos.

Actualmente, graças a novos instrumentos de avaliação e várias publicações científicas, a MTC evoluiu muito, reunindo consenso no que diz respeito aos seus efeitos.

Novos modelos foram sendo estudados e desenvolvidos por todo o Oriente e Europa.

Um dos enfoques da MTC é que a homeostasia (equilíbrio) e a sua regulação têm um papel fundamental no equilíbrio do corpo humano. O desequilíbrio da homeostasia traduz-se nos sinais e sintomas da doença. A MTC utiliza na sua terapêutica os seguintes instrumentos terapêuticos:

- Acupunctura (podendo utilizar-se Laser ou outras técnicas)

- Tui Na (massagem)

- Fitoterapia (plantas, suplementos alimentares)

- Vacuoterapia

- Moxabustão

- Qi Gong

- Dietética e Nutrição

A MTC procura avaliar e tratar as várias disfunções existentes no indivíduo que podem ser causadores dos sintomas ou doença existente. Estuda e utiliza padrões funcionais do Sistema Nervoso Autónomo, classicamente conhecidos como meridianos, utilizando pontos específicos para o seu tratamento. As técnicas mais conhecidas são a acupunctura e a massagem, mas o tratamento pode envolver conselhos nutricionais, exercícios específicos, técnicas de focalização, bem como outras técnicas físicas.

O conhecimento actualizado da MTC, leva a que seja mais fácil conjuga-la com outras medicinas ou terapias, potenciando a cura e saúde.

.